UM LÍDER DEVE SER SÉRIO DEMAIS?
A seriedade nos negócios é fundamental para encarar os desafios e se comprometer com suas metas. Mas você já parou para imaginar um ambiente sério demais? Pense em um ambiente onde as pessoas andam sem sorrir, com feições tensas, se comunicando no excesso da formalidade como os robôs. Pensando bem, comparando alguns ambientes empresariais, robôs podem até ser mais simpáticos do que alguns humanos na empresa.
Vale ressaltar que é importante levar à sério tudo o que envolve o seu trabalho. É claro que devemos ter seriedade na busca de suas metas e objetivos, na definição e condução da sua estrutura organizacional, no mapeamento dos seus custos, na previsão das suas receitas e tudo mais que possa envolver o ambiente corporativo. Mas não se deixe consumir pelo excesso da seriedade e não leve tanto a sério você mesmo.
Construir um ambiente descontraído com um clima organizacional equilibrado, ajudará sua equipe a gostar mais do seu local de trabalho. Não é preciso ficar fazendo piadas para todos rirem o tempo todo, para "descontrair o ambiente". Até porque isso pode ser arriscado, uma vez que tais "piadas" poderão soar ofensivas e deselegantes se forem colocadas em excesso e de forma desrespeitosa. Por outro lado, manter a simpatia, sorrir para as pessoas, ser gentil e dedicado aos membros de sua equipe tornará o ambiente mais leve e contribuirá para um clima organizacional mais ameno.
Por fim, se uma nuvem pesada pairar sobre sua equipe, pare um pouco e tente agir estrategicamente. Mesmo diante disso, você poderá propor algo novo, confraternizar ou quebrar o gelo com uma boa dinâmica. Vale reforçar que o líder é o maestro do clima. Ele talvez não tenha o efeito total sobre tudo o que está acontecendo no ambiente organizacional, mas tem como buscar medidas para amenizar os efeitos da tensão provocada pela busca dos resultados da empresa.
Leve seu trabalho à sério, mas não produza uma ambiente sério demais. Construa um clima organizacional ameno e haja de acordo com cada situação.

Comentários
Postar um comentário