Liderar com orgulho ou com humildade?
Líderes são testados o tempo todo, pois cada dia é um dia diferente de interação com as pessoas que enfrentam ou fazem parte dos desafios com você. Diante disso, é importante que um líder, além de observar o ambiente ao seu redor, promova momentos de autoanálise comportamental, fugindo das armadilhas do orgulho e exercitando a humildade com sua equipe.
Primeiramente, vamos imaginar que ter humildade não é pensar menos “de” si mesmo e ficar em uma posição inferior de seus liderados. Um profissional humilde pensará menos “em” si mesmo, estará disposto a reconhecer pontos fracos, pedirá ideias aos seus colegas e, principalmente, deixará que os outros membros de sua equipe brilhem.
Vale reforçar, que um profissional humilde não tem uma opinião superior ao seu propósito na empresa. Olha que interessante:
▶️ Ele possui uma opinião razoavelmente modesta.
▶️ Pratica escuta ativa com seus liderados e permite a participação de todos com ideias e opiniões.
▶️ Ele não se faz maior do que o seu propósito, pois entende a fundo a sua posição.
▶️ Diante de um erro, assume sua responsabilidade, busca fazer uma análise aprofundada e muda o rumo de uma decisão para que aquela situação não aconteça mais.
▶️ Ele defende a verdade acima de tudo.
Por outro lado, é comum que um profissional orgulhoso se coloque maior ao seu propósito diante das pessoas. Ele precisa lembrar que sua posição, ou opinião, é maior e não poderá ser contestada. Ao cometer um erro, situação que todos estamos sucetíveis, não assume sua responsabilidade e tende a permanecer assim, reunindo argumentos que o faça permanecer nessa situação sem retratação.
Diante desses dois perfis que analisamos, é óbvio que um comportamento humilde seria o mais adequado para conduzir sua equipe. Mas lembre-se que a humildade não anula a firmeza de seu posicionamento diante da adversidade, mas sim reforça a sua capacidade de compreender o outro quando for comunicar seus argumentos. Mas se você tentar forçar esse perfil de forma artificial, sem realmente romper as barreiras do orgulho, não alcançará o seu objetivo. É necessário viver e liderar de dentro para fora, pois seus liderados, pode ter certeza disso, conseguem sentir suas ações sem que você diga uma só palavra. Vale a pena pensar nisso, nobre líder.
Autor: Adm. Luciano Nóbrega

Comentários
Postar um comentário