O LÍDER DIANTE DE UM ERRO COMETIDO


Um líder arrisca decisões em um mercado competitivo. Nesse contexto, um líder  pode estar suscetível a cometer erros. Ninguém é perfeito, certo?  

O objetivo deste texto é compreender o comportamento de um líder diante de um erro cometido. Qual seria a melhor forma de agir? Primeiramente, pense que algumas pessoas sentem vergonha de pedir perdão por um erro cometido e criam justificativas para permanecer nesse caminho, tentando se autoconvencer que está correto. Essa é a principal falha que pode causar o descrédito do líder perante sua equipe. Não caia nessa armadilha. Vale a pena pensar mais a fundo sobre esse comportamento. 


RECONHECER O ERRO

É necessário, obviamente, reconhecer o erro cometido. Isso pode ser difícil, pois levamos conosco uma carga emocional imensa. Mas é necessário que primeiramente você reconheça e resolva isso consigo mesmo. Tire um tempo para pensar e peça ajuda se for necessário. Mas cuidado com o círculo de pessoas onde busca seus conselhos. Lei o artigo que escrevi aqui no blog sobre esse assunto.



HUMILDADE

Não mais importante que os outros conselhos,  fortaleça sua humilde. Isso deve acompanhar a sua vida e todas as suas ações, pois a humildade é uma grande virtude do ser humano. Mas lembre-se que ser humilde não é pensar menos de “si” mesmo, se diminuir. Ser humilde é pensar menos em si mesmo e estar disposto a reconhecer suas vulnerabilidades. 


O PERDÃO

Não tenha vergonha de pedir perdão. É muito melhor o pedido de perdão do que a vergonha de permanecer no erro. Reconheça o seu erro diante dos envolvidos e mostre que saiu fortalecido diante do aprendizado.


ESPIRITUALIDADE 

Esteja bem com sua espiritualidade. Pessoas que estão bem espiritualmente, independente da sua crença, refletem boas ações na relação com as pessoas. A espiritualidade aqui é o seu estado de espírito perante às situações que acontecem no dia a dia e a forma como você responde à elas.


COERÊNCIA
Ter um propósito nítido para si mesmo e para os outros, principalmente sobre sua ética e conduta perante às situações do dia a dia, será importante para manter sua coerência profissional e humana. 

RESILIÊNCIA
Após ter reconhecido o seu erro e tomado as medidas necessárias, pense em todo o aprendizado que ele gerou e saia fortalecido desta experiência. 


Por fim, e não é mais importante, lembre-se que todos erram, mas persistir no erro e não reconhecê-lo é um caminho tortuoso que refletirá na sua ética e causará impactos na sua influência de líder perante sua equipe. A integridade é a matéria-prima da confiança.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDE BUSCA OS SEUS CONSELHOS?

ESTILOS DE LIDERANÇA

OS VALORES DE UMA EMPRESA